Pokémon Gold & Silver: The Golden Boys é um mangá escrito e ilustrado por Muneo Saitō e tendo seu primeiro volume lançado em junho de 2000 pela Shogakukan.
O mangá é curto e apresenta apenas 3 volumes e sua história é baseada nos jogos Pokémon Gold, Silver e Crystal. Tudo começa com Gold batalhando com um treinador, após a batalha ele diz que começou sua jornada Pokémon ao receber um pedido do Professor Elm, em New Bark Town, para visitar o Sr. Pokémon, com isso ele ganha seu Totodile. Após a batalha, os dois encontram um Pidgey machucado, que provavelmente foi solto por seu treinador. Gold encontra depois esse treinador que se chama Black, a ambição dele é se tornar o treinador mais poderoso com os Pokémon mais fortes sem chances para fracos. Eles batalham e quando Gold está quase perdendo, Pidgey aparece para salvá-lo, o garoto diz que qualquer Pokémon pode ficar forte, e ganha a partida. Gold então começa sua jornada para vencer a liga Pokémon de Johto. Posteriormente uma garota chamada Crystal (ou Chris) aparece e também uma lenda sobre um Tyranitar Negro que era um causador de caos durante os tempos antigos em Johto.
Capas originais da série
Porém o fato de ser um mangá curto muita coisa foi cortada, por exemplo: como seriam as aventuras de Gold atrás das outra insígnias e na Liga Pokémon, a relação de Gold e Chris e também uma solução tão rápida para o final da série.
A série foi publicada na China e também na Coreia do Sul. E também traduzido pela Chuang Yi em inglês, mas não sendo publicado em países da língua.
Curiosidade
Muneo Saitō, a autora, também trabalhou na Game Freak como designer de Pokémon e de personagens. O seu primeiro projeto foi em Pokémon Gold e Pokémon Silver onde trabalhou com o design Raikou, Suicune e Entei. Outros trabalhos foram Crystal, Ruby/Sapphire, Channel, Colosseum, Fire Red/Leaf Green, Emerald, XD e Heart Gold/Soul Silver.
Ela também começou uma nova técnica de criar mangás chamado por alguns de "mangá 2.5D" onde ela utiliza de perspectiva e maquetes para criar seu trabalho. As etapas de construção podem ser vistas em seu Twitter.
Ela também começou uma nova técnica de criar mangás chamado por alguns de "mangá 2.5D" onde ela utiliza de perspectiva e maquetes para criar seu trabalho. As etapas de construção podem ser vistas em seu Twitter.